Pois é amigos, depois de um tempo de recesso, estamos de volta pra mais uma história VERÍDICA sobre discos legais - ou nem tão legais assim. Já que pediram, vamos entrar de vez no mundo do surf. Acho que todo nerd tetudo sabe bem que tipo de caras fazem sucesso com as gatas. Sim, ROQUEIROS ou ESPORTISTAS. Neste caso, surfistas. Tu sabe, todos sabem, pranchas de surf atraem garotas. Tu sabe, tanto que comprou uma PLANONDA e uma camiseta da Billabong. Mas é óbvio que nenhuma gata te quis, porque essa tua cara de nerd tetudo espinhento não engana ninguém.
Bom, a história dos nossos amigos do The Beach Boys começa lá na Califórnia. Sim, a terra dos surfistas. GATAS, PRAIA, CARROS, GATAS e GATAS. Lá na Califórnia vivam três irmãos: Brian, Carl e Dennis . Espertos que só, aprenderam desde pequeno que o surf poderia lhes render BELOS FRUTOS. E assim foi uma boa parte do tempo. Juntos com seu primo Mike Love (podem imaginar o porque desse "Love", né não?) e o amigo Alan Jardine, passavam as tardes surfando e trovando as menininhas na beira da praia. A vida que todo nerd tetudo pediu a deus.
Mas é claro que esta história não estaria aqui se não tivesse um pouco de sofrimento. E foi o que a adolescência trouxe para eles. É amigos, não é só nos nerds tetudos que nasce espinha. Não é só nos nerds tetudos que as TETAS começam a crescer. Mas é claro, eles ainda eram surfistas. Ainda chamavam a atenção das GATAS na praia. Ou não. É amigos, os surfistas também foram trocados. Por roqueiros. As garotas que antes corriam atrás dos seus calções floridos agora estavam mais interessadas nas calças apertadas e nos ternos dos garotos com cabelo em forma de tigela.
Pois é amigos, eles não tinham mais nada. Eles até eram bons em matemática (como a gente!) mas isso não fazia sucesso com as garotas (como a gente).Então eles apelaram. Compraram as calças apertadas, cortaram o cabelo, começaram a fingir que estavam bêbados e que vieram da Inglaterra. Até aprenderam a tocar. Mas não deu muito certo. Resolveram largar tudo.
"The Beach Boys traindo o movimento Surf, véio"
E foi aí que eles encontraram a solução. Ao guardar os instrumentos, no porão de casa, Brian encontra uma cópia de um velho disco: "King Of The Surf Guitar", de Dick Dale. Perguntou pro seu pai a fonte, e ele disse: "Ah, este é um velho disco que seu vô escutava." Instigado, resolveu escutar. Foi aí que ele encontrou a solução: eles não deveriam imitar aqueles roqueiros britânicos. Deveria fazer um surf rock a la Dick Dale. E foi o que eles fizeram. Juntaram-se novamente, e resolveram ver se dava certo. E deu. Foi sucesso atrás de sucesso, Surf atrás de surf e gata atrás de gata (OPA). Eles agoram eram os reis da praia.
Mas Brian Wilson (o mais NERD de todos os Beach Boys) se sentia estranho com tudo isso. É claro que ele gostava muito de ter uma gata diferente cada noite (ele era LESADINHO, mas nem tanto), mas ele queria algo mais (amor? haha). Ele sabia aonde tava se metendo, e obviamente se ferrou. De maneira cruel. Ele até encontrou o amor. Mas a rejeição lhe encontrou. Encontrou toda a banda. Os roqueiros de cabelo de tigela resolveram mudar. Deixar o cabelo crescer, deixar a barba crescer. Experimentar coisas novas. E levar todas as gatas com eles. Inclusive o amor de Brian Wilson.
Os garotos da praia não aguentaram. Afundaram-se nas drogas e na depressão. Experimentar esta sensação novamente não iria ser fácil. Enquanto alguns já desistiam da carreira, Brian Wilson continuava errante pelas praias. E foi em um praia deserta que ele novamente encontrou uma solução. Ao caminhar pelo noite, totalmente fora da casinha, encontrou uma RODINHA DE VIOLÃO. Um cara de camiseta florida entoava algumas belas músicas e alguns belos clássicos (Legião e Raul, é claro). Wilson aproximou-se do cidadão e falou: "Belas músicas cara. Eu tinha uma banda também, The Beach Boys, conhece?" O cara respondeu: "Claro, eu escuto bastante. Também sou artista, J. Johnson. Tenho duas músicas pra te mostrar, talvez você goste de alguma e queira gravar."
O cantor desconhecido mostrou duas canções para Wilson: SITTING, WAITING, WISHING e GOD ONLY KNOWS. Esta última fez a Wilson chorar. Impressionado, pegou a música e foi pra casa. Lá, em seu estúdio começou a compor e gravar. Chamou seus companheiros de banda, pra mostrar o que ele estava fazendo. Todos impressionados, resolveram voltar. O The Beach Boys estava de volta, pra gravar um dos discos mais lindos de toda a história.
"Nenhum animal morreu durante a gravação."
Pet Sounds é perfeito. Nada esta fora do lugar. Os vocais, os arranjos, as melodias. As guitarras, as cordas, o theremin, as garrafas, os latidos, os sons bizarros, as buzinadas de bicicleta. Todas as músicas fazem sentido, todas as músicas são espetaculares. Nenhuma ganha de God Only Knows, mas todas merecem estar ali ao seu lado. Enfim, Pet Sounds influenciou quase todo mundo depois dele, redefiniu a música Pop. Mas se nada disso te importa, enfim, só posso dizer que ele é lindo demais. Que as letras são de cortar o coração. E que mesmo assim, consegue encher o coração de uma esperança inexplicável (????). Enfim,
Disco: Pet Sounds
Artista: The Beach Boys
Estilo: Pop, Rock
5 comentários:
Mazzaaaaaaaaaaaahhh! Finalmente um post sobre surf! E tem até Dick Dale no meio!
E a parte do Jack Johnson foi genial *-*
Ok, ok...mas me explica uma coisa, como eles aprenderam a cantar?
Talento natural, dizem
Legal da parte do Jack nem cobrar direitos autorais. Só Deus sabe como é bonita a amizade entre os surfistas.
Te puxou, e eu achei que tu tava com pouco tempo e só estudando. Show de bola.
Postar um comentário