quinta-feira, 8 de julho de 2010

Big Star - #1 Record/Radio City

Eu sei, você já está cansado dessa história de "powerpop/colorido". Já não aguenta mais o Fiuk, o Restart, o Cine e o Brokencyde. E eu sei também que tu comprou um calça apertada colorida, pra tentar pegar alguma gata.Mas ela nem serviu em você, seu nerd tetudo. Mas é a vida, e assim segue você, na falta de sacanagem. Enfim, este blog tem o COMPROMISSO COM A VERDADE. E é necessário esclarecer algumas coisas sobre esses seres que estão na moda agora. É preciso mostrar pra garotada as origens do estilo. E é neste texto que falarei sobre a primeira banda Powerpop da história: BIG STAR.


Tudo começa com a história de Alex Chilton. Ele, aos 16 anos, era um...PEGADOR. Sim meus amigos, ele incrivelmente não era um nerd gordo perdedor. Desde pequeno ele sempre se deu bem. Todas as garotas da pré escola queriam ser "ATENDIDAS" pelo doutor Alex. Ele surrava nos gordinhos e humilhava os nerdzinhos. E tinha sua própria Boyband. Sim meus amigos, antes de criar a maior banda de Powerpop, Alex Chilton teve o The Box Tops, principal influência Backstreet Boys e toda essa galera.


Porém O The Box Tops durou pouco tempo. Chilton, comedor-mór, tinha um temperamento complicado e não aceitou que seus parceiros de boyband também tivessem o cabelo repartido. E assim, terminou com a banda. Após o fim do Box Tops, Chilton encontrava-se meio perdido. Seu cabelo repartido já não fazia muito sucesso com as garotas. Ele precisava revolucionar, se reinventar. Ele percebeu que nessa época o que estava dando certo era o Rock And Roll. Beatles, Kinks, etc, sabe? Era um monte de gatas gritando para aqueles caras de cabelo ensebado. E era isso que ele queria.


Alex Chilton juntou seus discos favoritos dos Beatles, Kinks, Byrds,etc, colocou tudo embaixo do braço e foi a luta. Queria descobrir o que esse som tinha e como ele deixava as gatas loucas. E foi direto pra origem do rock: o gueto. Mas lá já não existiam mais aqueles caras de bigodes esquisitos que caminhavam como um pato. Só negões de cabelos coloridos e roupas esquisitas, que, incrivelmente, faziam sucesso com as garotas. Chilton, intrigado e instigado com tudo isso, perguntou a um maluco que viu na rua, rodeado de garotas: "-Cara, como tu consegue isso? São tantas garotas!" O maluco, prontamente respondeu: "-Pois é branquelo, essas meninas são super freaks. Mas o que deixa essa mulherada doida, além do meu GINGADO, são estas calças. Experimenta aí amigo. Elas pinicam, mas fazem a diferença." E assim nascia o legado das calças coloridas.

Munido de calças de diversas cores, Chilton se juntou a outros amigos canalhas, Chris Bell (GÊNIO), Andy Hummel e Jody Stephens, e gravou o primeiro disco do Big Star: #1 Record. Juntou o que aprendeu com o soul, com o rock, e elevou a enésima potência. É clássico atrás de clássico. E além disso tem a Thirteen, também conhecida como "música mais foda do mundo".

BIG STAR: IRREVERENTES e COLORIDOS

Mas a nossa história não acaba por aqui. Infelizmente (ou felizmente), Alex Chilton e Chris Bell, durante a gravação do segundo disco brigaram. Chilton e Bell não se decidiram quem usaria a calça verde limão na capa do disco. Ninguém queria dar o braço a torcer. Egos inflamaram. Chilton falou "-Se a sua estrela não brilha não tente apagar a minha". E era o fim da parceria, mas não o fim da genialidade. Bell saiu da banda, deixou algumas canções e foi fazer seu excelente disco solo (I Am The Cosmos - corre baixar também, nerd tetudo). Chilton, Hummel e Stevens continuaram. finalizaram o Radio City: um pouco mais "sombrio" que o primeiro, mas com tudo aquilo que fez de #1 Record um clássico. You Get What You Deserve, Daisy Glaze, September Gurls e I'm In Love With A Girl mostram que eles não perderam a mão.


Bandas influenciadas pelo Big Star


O Big Star ainda lançou mais um disco extremamente fantástico, o Third/Sister Lovers. E aí meus amigos, o estrago já estava feito. Eles, apesar de nunca terem alcançado o sucesso comercial, pegaram muitas gatas. E deixaram um punhado de músicas que virou a cabeça de muito nerd tetudo por aí. Nerds tetudos que, impressionados pelas calças coloridas extremamente apertadas, resolveram formar suas próprias bandas. Replacements, Teenage Fanclub, Wilco, Afghan Whigs e mais uma porrada de gente deve as calças (literalmente) pro Big Star. Estava escrito nas estrelas, o Big Star nasceu pra brilhar (RÁ). Enfim,

Disco: #1 Record/Radio City *
Artista: Big Star
Estilo: Powepop




*Juntos em CD


5 comentários:

Rufus :| disse...

Pela primeira vez eu vou baixar alguma coisa dessapourra.

bjs e continue assim.

DH disse...

Continue assim, com esses posts cheios de luz. Beijos.

Clara disse...

o problema das calças power-what-the-fuck é que dá muito trabalho pra tirar

Bruno F. disse...

Verdade! MUITAS GATAS reclaram que tava complicado tirar a minha calça (CANALHA).

Ou não.

Gabriela disse...

imaginei agora o Chilton de calça colada laranja fluorescente, que coisa munita mey (-n) rsrsrs